Cavernas do Petar
Caverna Santana - Sem dúvida é a caverna mais linda do PETAR. Possuí cerca de 8km de extensão, com salões magníficos. É muito utilizada para aulas de Educação Ambiental e para fotografias. Nela estão os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o ‘Buraco do Segredo’, ‘Pata do Elefante’ e ‘Cabeça do Cavalo’. Muitos desses Salões são de visitação extensiva ou restrita.
Ainda no núcleo Santana você pode visitar - Caverna do Morro Preto, Cachoeira do Couto, Caverna do Couto e Piscina Natural.
Trilha do Rio Betari - O trajeto de 7,2 quilômetros (ida e volta) e dia inteiro de duração é feito pela mata ciliar que protege o rio Betari, cruzando o rio em alguns pontos e passando pelas cavernas, Agua Suja e Cafezal. A trilha termina nas cachoeiras das Andorinhas e Beija-flor, onde é permitido o banho.
Caverna da Água Suja - Para se chegar até ela é necessário utilizar a Trilha do Rio Betari, outro atrativo à parte. Ela é uma caverna gigantesca, com grandes salões e cortada por um rio.
Caverna do Alambari de Baixo - Esta caverna proporciona uma das experiências mais emocionantes que o visitante pode levar do Petar. Sua entrada é gigantesca, com bela vista dos raios solares ao amanhecer. Um rio no seu interior dá a emoção desejada pelos aventureiros.
Caverna do Ouro Grosso - É formada por uma sequência de cachoeiras, sendo que algumas têm a necessidade de serem vencidas com a ajuda de cordas. A caverna possui vários poços com águas profundas que fazem com que o visitante tenha algumas intimidades com água em movimento.
Caverna da Casa de Pedra - Seu portal é o maior do mundo, cerca de 250 metros de altura. Ela é formada pelo Rio Maximiniano, que corta a montanha. Sua travessia é Restrita. Podendo somente ser feita a trilha que leva até sua boca. Vale a pena fazer a trilha, o final é surpreendente.