Construída, nos anos 1920, a rodovia Caminhos do Mar foi á primeira estrada revestida de concreto no Brasil.
Em 2004, o Governo do Estado de São Paulo abriu parte da rodovia ao ecoturismo.
Os visitantes podem percorrer a pé os nove quilômetros que compõem o trecho mais bonito da estrada,
em uma caminhada que tem início na divisa de São Bernardo do Campo com Cubatão e se estende até o nível do oceano.
Este passeio é também um pouco da história do Brasil:
1508 - A antiga trilha dos índios Guaianás, começou a ser usada pelo homem branco.
1554 - Caminho do Padre Anchieta.
1788 - Calçada do Lorena, a maior obra da engenharia Portuguesa no Brasil.
1841 - Estrada da Maioridade, transporte de passageiros por meio de diligências.
1864 - Estrada do Vergueiro, recebeu diversas melhorias sob a liderança de Nicolau Vergueiro.
1910 - Caminhos do Mar.
1920 - A primeira estrada a receber pavimentação de concreto no Brasil (e na América Latina).
Uma vila inglesa e portuguesa, parada no tempo.
No Alto da Serra do Mar, hora tomada pela neblina fica a Vila de Paranapiacaba.
Esse bairro do município Santo André, surgiu no século 19 devido a construção da estrada de ferro SPR
com a finalidade de facilitar o transporte do “Ouro Negro” o Café, até o Porto de Santos de onde o nobre produto seguia rumo a Europa.
Então nos caminhos íngremes da região seria construído o maior Sistema Funicular do mundo, que através de máquinas fixas movidas a vapor e cabos de aço,
tracionavam as composições durante a subida e descida de cargas e pessoas através da densa floresta que recobre a Serra do Mar.