Caminhos do Mar

“Ecoturismo na antiga estrada de Santos”

Construída, nos anos 1920, a rodovia Caminhos do Mar foi á primeira estrada revestida de concreto no Brasil.
Em 2004, o Governo do Estado de São Paulo abriu parte da rodovia ao ecoturismo.
Os visitantes podem percorrer a pé os nove quilômetros que compõem o trecho mais bonito da estrada,
em uma caminhada que tem início na divisa de São Bernardo do Campo com Cubatão e se estende até o nível do oceano.

Este passeio é também um pouco da história do Brasil:

1508 - A antiga trilha dos índios Guaianás, começou a ser usada pelo homem branco.

1554 - Caminho do Padre Anchieta.

1788 - Calçada do Lorena, a maior obra da engenharia Portuguesa no Brasil.

1841 - Estrada da Maioridade, transporte de passageiros por meio de diligências.

1864 - Estrada do Vergueiro, recebeu diversas melhorias sob a liderança de Nicolau Vergueiro.

1910 - Caminhos do Mar.

1920 - A primeira estrada a receber pavimentação de concreto no Brasil (e na América Latina).

C mar 1 (489 × 362 px)
C mar 2 (489 × 362 px)
C mar 3 (489 × 362 px)
C mar 4 (489 × 362 px)
C mar 5 (489 × 362 px)
C mar 6   (489 × 362 px)
C mar 7 (489 × 362 px)
C mar 8 (489 × 362 px)
C mar 9 (489 × 362 px)
C mar 11 (489 × 362 px)
C mar 12 (489 × 362 px)
C mar 10 (489 × 362 px)
C mar 13 (489 × 362 px)
C mar 14 (489 × 362 px)
C mar 15 (489 × 362 px)
C mar 16 (489 × 362 px)
C mar 17 (489 × 362 px)
C mar 18 (489 × 362 px)
C mar 19 (489 × 362 px)
C mar 20 (489 × 362 px)
C mar 21 (489 × 362 px)
C mar 22 (489 × 362 px)
C mar 23 (489 × 362 px)
C mar 24 (489 × 362 px)
C mar 25 (489 × 362 px)
C mar 26 (489 × 362 px)
C mar 27 (489 × 362 px)
C mar 28 (489 × 362 px)
Paranapiacaba

Uma vila inglesa e portuguesa, parada no tempo.

No Alto da Serra do Mar, hora tomada pela neblina fica a Vila de Paranapiacaba.
Esse bairro do município Santo André, surgiu no século 19 devido a construção da estrada de ferro SPR
com a finalidade de facilitar o transporte do “Ouro Negro” o Café, até o Porto de Santos de onde o nobre produto seguia rumo a Europa.
Então nos caminhos íngremes da região seria construído o maior Sistema Funicular do mundo, que através de máquinas fixas movidas a vapor e cabos de aço,
tracionavam as composições durante a subida e descida de cargas e pessoas através da densa floresta que recobre a Serra do Mar.

Pa 1 (489 × 362 px)
Pa 2 (489 × 362 px)
Pa 3 (489 × 362 px)
Pa 4 (489 × 362 px)
Pa 5 (489 × 362 px)
Pa 6 (489 × 362 px)
Pa 7 (489 × 362 px)
Pa 8 (489 × 362 px)
Pa 9 (489 × 362 px)
Pa 10 (489 × 362 px)
Pa 11 (489 × 362 px)
Pa 12 (489 × 362 px)