PROJETO GEOPARQUE CORUMBATAÍ

Equipe do projeto promove caminhadas em parceria com a Nas Nuvens Turismo

No ano de 2022, a Nas Nuvens Turismo iniciou uma parceria com o Projeto Geoparque Corumbataí, promovendo caminhadas na Serra do Itaqueri em comemoração ao dia Latinoamericano e Caribenho do Geoturismo.

Participamos da comemoração oficial da rede Latinoamericana e Caribenha de Geoparques, onde todos os parques integrantes da rede realizam atividades de Geoturismo e Geoconservação, com o objetivo de dar visibilidade e difundir o território e a temática.

As principais atrações turísticas do Geoparque Corumbataí são os geossítios, que são locais de interesse geológico, paisagístico, ecológico ou cultural, que revelam a história e a diversidade do planeta Terra.

Os morros, Biziguelli e Guarita, são representados no logo do projeto.

TRILHA DOS MIRANTES 2022

PROJETO GEOPARQUE CORUMBATAÍ, SP É um projeto que visa promover o desenvolvimento sustentável na região da Bacia do Rio Corumbataí, através da valorização do patrimônio natural e cultural, especialmente o geológico. O geoturismo é uma forma de turismo que se baseia na observação e interpretação dos fenômenos geológicos, como rochas, fósseis, cachoeiras, cavernas, vulcões, etc. O geoturismo na região do Geoparque Corumbataí tem a importância de:

- Contribuir para a conservação do meio ambiente, especialmente do Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo.

- Estimular a educação ambiental e a conscientização sobre a origem e a evolução da Terra e da vida.

- Fomentar a geração de renda e a inclusão social das comunidades locais, através da oferta de produtos e serviços turísticos de qualidade.

- Valorizar a identidade e a diversidade cultural da região, resgatando a história e as tradições dos povos que habitaram e habitam o território.

- Fortalecer a integração regional e a cooperação entre os municípios que compõem o Geoparque Corumbataí.

TRILHA DO LISINHO COM CACHOEIRA PASSA CINCO 2023

Conhecer para proteger. A frase expressa a importância de se fornecer instrumentos para que a comunidade compreenda o meio onde vive e ali exerça a plena cidadania, com direitos e deveres atinentes. Esta é a missão do Projeto Geoparque Corumbataí, desenvolvido na região central do estado de São Paulo.

Nesta página contém trechos retirados do livro “PROJETO GEOPARQUE CORUMBATAÍ” A Relevância do Patrimônio Geológico na Valorização do Território. KOLYA, André de Andrade. et al. PROJETO GEOPARQUE CORUMBATAÍ. – Belo Horizonte: Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO, 2022

TRILHA DA VÉIA DO QUEIJO 2023

Segundo a UNESCO, um geoparque é uma área que promove a conservação, a educação e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, baseado na geologia e em outros valores naturais ou humanos. Um geoparque busca preservar a geodiversidade, que é a variedade de elementos geológicos de uma área, como rochas, minerais, fósseis, formas de relevo, solos e águas. Esses elementos são importantes para manter o equilíbrio ecológico, a biodiversidade e os serviços ambientais do planeta.
Além disso, um geoparque estimula o geoturismo, que é uma forma de turismo responsável e consciente, que valoriza e respeita a natureza, a cultura e a história de um lugar.
O geoturismo contribui para a geração de renda, a inclusão social e a qualidade de vida das populações locais, sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras. Portanto, um geoparque é uma forma de proteger os recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo em que promove o seu uso sustentável e a sua divulgação científica e educativa.

Se você quiser saber mais sobre o projeto, visite o site oficial ou a página da Wikipédia:

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?