ANDRADAS
Minas Gerais / MG
DESCRITIVO:
História: Data de 1790 a ocupação do território de Andradas. A serra, seu principal acidente geográfico, deu origem ao nome Caracol. Com a abolição da escravatura, Andradas recebeu os primeiros colonos italianos, a maioria dedicada à viticultura, ramo que mais tarde conferiu ao município a posição de bom produtor de vinho do país. O atual nome da cidade de Andradas, deve-se a uma homenagem ao então governador de Minas, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, em 1928. Andradense é o gentílico dos naturais da cidade de Andradas.
Clima e Vegetação: Andradas tem verões úmidos e invernos secos, com temperatura média anual de 20° C. O clima ameno favorece a variedade de plantações e criações na região. A vegetação predominante são as pastagens e as matas ciliares. Já nas regiões de planalto a vegetação natural é o campo de altitude, com plantas rasteiras. Há na cidade pequenas reservas de matas tropicais, vegetação original da região.
Relevo: Podem ser encontrados em Andradas três tipos diferenciados de relevo. Na região norte predominam os altos planaltos, variando entre 1.350 e 1.500 metros. Na região central, há as colinas arredondadas e alinhadas. Outra região é a serrana, onde se encontra a Serra do Caracol. As altitudes nessas áreas superam os 1.400 metros. O Pico do Gavião, por exemplo, tem 1.663 metros.
ECOTURISMO:
Cachoeiras: Em Andradas são mais de 90 cachoeiras cadastradas, mas como estão localizadas em propriedades particulares as visitas são com prévia autorização. Tem cachoeiras para todos os gostos, desde as quedas para um banho tranquilo, como também aquelas mais fortes e uma que fica dentro da gruta, para os mais aventureiros.
Gruta do Índio: Uma imensa cavidade na rocha com vários salões menores no seu interior. O cenário ainda conta com uma queda d' água bem na frente da gruta, como um imenso chuveirão. A trilha que leva ao local é mata atlântica e está muito bem conservada. Passa pela ponte de pedra e cachoeira.
Pico do gavião: O Pico do Gavião, distante 24 km da cidade, com 1.663m, é uma das principais atrações da Serra do Caracol, em Andradas. De cima do pico, os visitantes voam de asa-delta e parapente, além de ter uma visão privilegiada das cidades da região. O pico tem várias rampas naturais que possibilitam o salto para qualquer direção.
Pedra do Elefante: A Pedra do Elefante é também destino de escaladores, principalmente de Minas Gerais, e é conhecida por sua aparência, que se assemelha a um elefante de perfil. Para chegar ao topo (1.327m), há vias de escalada e também uma caminhada (trilha) que pode ser feita com guias e monitores ambientais locais. A vista do topo é privilegiada e é cartão postal da cidade.
TRILHA DAS CACHOEIRAS
TRILHA GRUTA DO ÍNDIO