CHAPADA DIAMANTINA
BAHIA
CHAPADA DIAMANTINA
A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do estado brasileiro da Bahia, parte de uma vasta cordilheira conhecida por Cadeia do Espinhaço " é um extenso planalto, que corresponde a 15% do Estado da Bahia" Nela nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.
É um lugar abençoado pela mãe natureza, com diferentes tipos de vegetação, como a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sua biodiversidade, com ampla variedade de animais, até mesmo espécies endêmicas, e dezenas de unidades de conservação, impressiona até os especialistas.
ECOTURISMO
Durante sete dias, você terá a oportunidade de conhecer pontos turísticos famosos da região, passando por diferentes cidades e distritos. São diversos atrativos, dentre grutas, cachoeiras, rios e poços, em meio as paisagens da chapada.
TRILHA
A chapada também oferece uma quantidade farta de trilhas e atrativos naturais. O Vale do Pati se destaca, caminhar por dias em meio a natureza é um alento para o corpo e para a alma. O lugar é aclamado por especialistas em trekking como a caminhada mais bonita do Brasil.
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA
Guardiã de centenas de quedas d’água, sítios arqueológicos e uma geologia suntuosa, esta unidade de conservação ocupa 152 mil hectares, agraciando nativos e turistas com sua beleza cênica e esplendor. É possível conhecer os principais atrativos do parque a partir de localidades como Lençóis, Mucugê, Andaraí e do Vale do Capão. O acesso se dá, na maioria das vezes, por meio de caminhada. Porém, muitos lugares famosos estão localizados ao seu redor, como os Poços Azul e Encantado, o famoso Morro do Pai Inácio e diversas grutas, a exemplo da Lapa Doce.