Chapada Diamantina
Com mini trekking no VALE DO PATI
10 dias / 09 noites
Período de 17.05 a 26.05.2026
Aventure-se no Coração do Brasil
Prepare-se para uma jornada inesquecível em meio a um dos cenários mais deslumbrantes do Brasil. A Chapada Diamantina, na Bahia, é um convite à aventura e ao autoconhecimento. Deixe-se levar pela energia de cachoeiras grandiosas, mergulhe em poços de águas cristalinas de tirar o fôlego e explore grutas que parecem ter sido esculpidas por gigantes.
Suba no topo de montanhas com vistas panorâmicas, sinta a brisa no rosto e contemple o pôr do sol mais espetacular da sua vida. Cada trilha, cada paisagem e cada momento na Chapada Diamantina é uma oportunidade de se reconectar com a natureza e consigo mesmo.
Público Alvo:
Pessoas que amam a natureza e a aventura, que querem explorar novos cenários e desafios, e que se preocupam com o impacto de suas ações no meio ambiente e nas comunidades locais. Faixa etária: A partir de 15 anos. Nível de dificuldade médio/moderado.
Atrativos:
Programação:
1º Dia (17.Maio) – PIRACICABA / VIRACOPOS / SALVADOR / LENÇÓIS
Em horário e local a ser determinado, saída de Piracicaba para o aeroporto de VIRACOPOS para embarque em voo com destino a SALVADOR. Chegando em Salvador, teremos o transfer até Lençóis, a entrada da Chapada Diamantina (410km aproximadamente 06h de viagem). Chegada, recepção e hospedagem na POUSADA VILA SANCAR.
2º Dia (18.Maio) – CACH. DO MOSQUITO, MUCUGEZINHO E PÔR DO SOL NO MORRO DO PAI INÁCIO
BOM DIA CHAPADA DIAMANTINA! Hoje oficialmente iniciamos nosso roteiro!
Após o café da manhã na pousada, saímos em direção a fazenda que dá acesso a trilha para a CACHOEIRA DO MOSQUITO, que tem esse nome por causa dos pequenos diamantes que eram encontrados na região na época do garimpo. De lá, seguiremos por uma trilha de 2km até a base da cachoeira, com seus 60m de altura. Após essa atividade seguimos para o almoço (opcional) no Balneário do Rio Mucugezinho e lá teremos um tempo livre para aproveitarem o local com diversos poços para banho. No final da tarde fechando o dia, seguimos para o Morro do Pai Inácio, onde iremos contemplar um dos visuais mais famosos da Chapada Diamantina. A noite retorno para a pousada e noite livre.
Trilha de 4km
3º Dia (19.Maio) – FAZENDA PRATINHA e GRUTA DA LAPA DOCE
Café da manhã e logo após seguimos para conhecer a Gruta da Lapa Doce. A região de Iraquara é famosa por seu subsolo de rochas calcárias que permitiram a formação de inúmeras grutas e cavernas com formações rochosas raríssimas. Com a ajuda de um guia local, faremos a visita da Gruta da Lapa Doce e conheceremos as belíssimas formações de estalactites, estalagmites, espeleotemas, colunas e seus processos de formação de milhões de anos. Depois seguimos para a gruta da Pratinha, onde teremos tempo para almoço (opcional) e poderemos fazer mergulho de flutuação (opcional) e também visitar a Gruta Azul. Final da tarde retorno para a pousada e noite livre.
Trilha de 3km
4º Dia (20.Maio) – TRILHA DAS AGUAS CLARAS
Logo após o café da manhã saímos em direção ao VALE DO CAPÃO e lá vamos percorrer a TRILHA DAS AGUAS CLARAS, um dos percursos mais gratificantes da Chapada Diamantina. Com aproximadamente 16 km (ida e volta), a caminhada oferece um visual deslumbrante do Cerrado e do Morrão e leva a uma das piscinas naturais mais famosas da região, conhecida pelas suas águas cristalinas. O trajeto é de nível médio, com alguns trechos de subida e descida, mas a recompensa é um banho refrescante em um cenário de tirar o fôlego. Após nossa trilha vamos conhecer o centrinho do VALE DO CAPÃO e teremos um tempo para prestigiar o comercio local. Final da tarde retorno para a pousada e noite livre.
Trilha de 16km
5º Dia (21.Maio) – POÇO AZUL / POÇO ENCANTADO / MUCUGÊ
Café da manhã, check-out da Pousada e seguimos viagem com destino a Mucugê. No caminho vamos conhecer dois dos poços mais famosos da região: o Poço Azul e o Encantado. Nossa primeira visita será no Poço Azul, onde a diversão e a beleza se unem. Lá, faremos a flutuação com snorkel e colete salva-vidas, uma atividade que permite explorar de perto a transparência da água e a paisagem submersa. Após a visita teremos tempo livre para o almoço (opcional) e na sequencia seguimos para o Poço Encantado, onde paisagem é de tirar o fôlego, com uma água de um azul intenso. A visita é contemplativa, feita a partir de um mirante, sem a possibilidade de banho. Chegada em Mucugê no final da tarde e hospedagem na POUSADA MONTE AZUL.
Sem trilhas, só escadarias.
6º Dia (22.Maio) – MIRANTE VALE DO PATI e TREKKING VALE DO PATI (01 noite)
Após o café da manhã traslado até o início da trilha. A primeira parte da caminhada é a subida do morro do Aleixo, até os gerais do Rio Preto, com o visual incrível da serra do Esbarrancado, seguindo até chegarmos na vista clássica do mirante do Pati, onde iremos parar para lanchar curtindo o visual da Serra da Lapinha e do Morro do Pati. Finalizamos o dia com a descida da rampa, chegando a casa do primeiro morador nativo. Hospedagem na casa dos Nativos e noite livre.
Trilha de 10km
7º Dia (23.Maio) – CACHOEIRÃO e retorno para MUCUGÊ
Após o café da manhã, caminhada em direção a vista de cima do Cachoeirão. Prepare-se para uma das vistas mais espetaculares da Chapada Diamantina! O Cachoeirão é a joia do Vale do Pati, revelando-se de um mirante de tirar o fôlego. De lá, você verá diversas quedas d'água desabando por um imenso paredão rochoso. É uma experiência única! A trilha, com cerca de 18 km (ida e volta), passa por campos abertos e trechos de mata fechada. Final da tarde retorno para Mugugê, hospedagem e noite livre.
Trilha de 18km
8º Dia (24.Maio) – CACHOEIRA DO BURACÃO
Café da manhã e seguimos para IBICOARA, cidade vizinha onde se encontra essa maravilha da Chapada. A caminhada segue plana as margens do Rio Espalhado, passando pela Cachoeira das Orquídeas, até a descida que dá acesso ao cânion do Buracão, um dos lugares mais belos do passeio, por onde seguiremos a nado, flutuando com os coletes ou pelas pedras, até a cachoeira. Depois do banho e fotos, retornamos por trilha para curtir o visual de cima da cachoeira. Final da tarde retorno para Mucugê e noite livre.
Trilha de 6km
9º Dia (25.Maio) – CACHOEIRA DAS ANDORINHAS, 7 QUEDAS E CACHOEIRA DOS FUNIS
Após o café da manhã, nosso dia começa com uma trilha que leva à Cachoeira das Andorinhas. O nome é uma homenagem às aves que dão um espetáculo à parte, voando em revoada sobre as rochas. Lá, um poço natural nos espera para um mergulho refrescante. Em seguida, seguimos para a trilha das Sete Quedas, um circuito que nos presenteia com uma série de quedas d'água menores, mas cheias de charme. A trilha permite que você explore de perto cada uma delas. A grande finalização do dia é a Cachoeira dos Funis, uma das joias da região. O trajeto até a queda principal guarda surpresas, com a possibilidade de passar por trechos onde a água escorre por "funis" esculpidos na rocha. A cachoeira nos recompensa com um poço amplo e um cenário perfeito para relaxar. Final da tarde retorno para a pousada e noite livre.
Trilha de 8km
10º Dia (26.Maio) – MUCUGÊ / SALVADOR / VIRACOPOS / PIRACICABA
Café da manhã e check out da Pousada. Logo após seguimos viagem para o aeroporto de Salvador e embarque em voo com destino a Viracopos. Chegando em Viracopos o nosso transporte nos levará até Piracicaba.