Trilha do Alambari
Rio das Pedras/SP
Trilha na floresta da Usina São José em Rio das Pedras:
A floresta é caracterizada por ter uma folhagem larga e perene, com caules finos e altos, além de raízes superficiais. Devido à sua densidade e altura, essas florestas desempenham um papel crucial no ciclo hidrológico, influenciando a precipitação e a disponibilidade de água na região.
Ribeirão Alambari:
Nasce em Rio das Pedras, depois o ribeirão cruza a área rural de Santa Bárbara d'Oeste e termina no Rio Piracicaba. Ainda no município de Rio das Pedras está a Cachoeira do Verdinho para um banho refrescante e ao redor tem mata nativa, muita sombra e oferece um ambiente agradável para descansar e curtir a natureza.
Alambique Engenho Alambari:
Além da cachaça e licores feitos no alambique, o local oferece cerveja artesanal e petiscos. Lugar agradável e acolhedor, parada obrigatória para quem faz trilhas por lá. Todos querem experimentar o famoso lanche "Buraco Quente" uma delícia.
História:
No século XIX, à beira do riacho Tijuco Preto, os tropeiros que demandavam ao interior de São Paulo, faziam pousada na casa de uma família de lavradores ali instalada,
cujo chefe chamava-se Pedro, passando o local a se chamar Pouso do Rio das Pedras, em razão das filhas do Pedro.