Birdwatching

O que é observação de pássaros?

A Observação de Pássaros, ou Birdwatching como é conhecida mundialmente, é uma atividade dentro do Ecoturismo que tem como objetivo a contemplação de aves em seu habitat natural sem interferir no seu comportamento ou ambiente. É uma atividade praticada por cerca de 80 milhões de pessoas no mundo e que gera centenas de bilhões de dólares na economia. No Brasil, que conta com a segunda maior variedade de espécies do planeta, a atividade vem ganhando notoriedade nos últimos anos e está em pleno crescimento, não há estatísticas oficiais, mas estima-se que desde 2009 houve um aumento de pelo menos 300% na quantidade de praticantes, apesar de o número total ainda ser modesto, algo entre 20 a 40 mil observadores de aves.

Porque observar pássaros?

A Observação de Pássaros é uma atividade recreativa acessível para qualquer pessoa que goste de natureza exigindo somente certo comprometimento com a vida animal. Estimula-se, justamente, um contato diferenciado com as aves que são muito abundantes e variados, mas que passam quase sempre despercebidas no dia-a-dia. Em busca do conhecimento e da identificação de espécies, o praticante de “birdwatching” vai treinando seu olhar para os pequenos detalhes, também seu ouvido para novas melodias e timbres que cada espécie traz e a atividade acaba se tornando um grande jogo de “buscar e identificar aves”. Além de ser benéfico a saúde.

Observação de Aves em Piracicaba e região

Piracicaba é um município localizado no interior de São Paulo que abriga os biomas de Cerrado e Mata Atlântica, sendo cortado pelo Rio Piracicaba, o mais importante afluente do Rio Tietê. Pela sua extensão territorial, Piracicaba abriga muitos “pontos de mata” que são verdadeiros santuários para as aves. Inclusive, alguns destes pontos são de características únicas e de extrema importância ecológica, outros, têm aliado a exuberância natural, significativa importância cultural e histórica. No entorno de Piracicaba, temos várias cidades que abrigam ‘hotspots’, pontos com alta incidência de espécies que contribuem para o potencial da região na atividade de Birdwatching, sendo possível avistar mais de 500 espécies por aqui.

Locais de observação em Piracicaba:

TANQUÃ, o Mini Pantanal Paulista: O destino mais consolidado da Região, local de características semelhantes ao Pantanal por ser uma área de várzea do rio Piracicaba, efeito da represa de Barra Bonita na altura da foz com o Tietê. O passeio é feito em voadeiras e o foco são aves aquáticas, muitas espécies migrantes das regiões pantaneiras, mas encontra-se também uma grande variedade de aves de rapina, aves de mata ciliar, totalizando mais de 250 espécies somente neste local, repleto de aves ameaçadas. O passeio acontece de barco, com duração de 2 a 3 horas, lá iremos atrás das espécies de aves viventes no local. Além das belezas naturais do lugar, espécies como o Tuiuiú, Cabeça-seca, Colhereiro, Marrecão, Sanã-parda e Águia-pescadora são relativamente comuns de se observar.

FAZENDA BACURY: (em Anhembi, limite com Piracicaba): É um local muito conhecido pelos observadores de pássaro e pesquisadores aqui na região. Abriga a maior reserva particular de Mata Atlântica de Planalto do estado de SP, localizada entre os Rios Piracicaba e Tietê a apenas alguns quilômetros antes do encontro entre os dois rios. Além de centenas de espécies de pássaros, destaque para as cinco espécies de macacos que ali ocorrem, entre elas, o maior macaco das Américas, um dos mais ameaçados, o Muriqui-do-sul. Constituída de trilhas internas (dificuldade fácil), é possível se observar muitas espécies raras, como o Patinho-gigante, a Juriti-vermelha e a imponente Águia-pescadora. O local ainda conta com os animais noturnos como as corujas Caburé e Corujinha-sapo, e também os bacuraus, João-corta-pau, Bacurau-ocelado e Bacurau-tesoura-gigante.

A lista completa das aves está no link abaixo:
http://www.wikiaves.com.br/especies.php?t=c&c=3502309

ESTAÇÃO ECOLÓGICA HORTO DE TUPI: Grande área verde com 190 há, onde se realizam pesquisas e, é aberta para o lazer público com várias possibilidades de trilhas. A mata se encontra em pleno processo de recuperação, sendo composta principalmente por eucaliptos e pinus. O sub-bosque nativo está se desenvolvendo rapidamente, possibilitando a observação dessa rica avifauna. Com destaques para a observação do Mãe-da-lua, da espécie de coruja ameaçada de extinção no Estado de São Paulo a Mocho-dos-banhados, do Gavião-peneira e Policia-inglesa-do-sul. Contando também com as saídas noturnas. (Observação de Corujas).

PARQUES DA RUA DO PORTO: (do Mirante, do Engenho e da Rua do Porto): os parques da Rua do Porto são ótimos locais de observação para quem está começando na atividade de observação de pássaros. São parques urbanos e por sua localização ser próximo ao rio Piracicaba, essas matas abrigam dezenas de espécies, tanto aves aquáticas como as aves de mata, comuns na cidade. É possível identificar, tranquilamente, pelo menos 40 espécies em uma manhã de passarinhada dentro desses parques.

A lista completa das aves está no link abaixo:
http://www.wikiaves.com.br/especies.php?t=c&c=3538709

birdwatching-engenho-central-pq
birdwatching-fazenda-bacury-pq
birdwatching-horto-tupi-pq
birdwatching-tanqua-pq
Outros pontos de observação na região:

HORTO DE RIO CLARO: Floresta Estadual Edmundo Navarro: maior horto da região, com mais de 2000 ha, abriga a maior floresta de Eucaliptos do Brasil, com diversas espécies deste tipo. Pela imensidão e proteção do fragmento, desenvolveu-se um sub-bosque muito rico em espécies de aves e animais. O local possui diversas trilhas e mais de 250 espécies registradas somente nesse local.

PARQUE AIMARATÁ: Em Americana: Parque com boa estrutura de lazer (tirolesa, árvorismo, pesqueiro, restaurantes, etc) e que conta com grande área de proteção de mata ciliar e lagos. Há uma grande preocupação com a proteção de aves, inclusive sendo um local de soltura. Há muitos comedouros espalhados, se tornando um lugar muito fácil de visualizar diversas espécies mesmo a olho nu.

SERRA DO ITAQUERI: (diversas cidades): A Serra do Itaqueri abrange diversos municípios na região de Piracicaba, como Águas de São Pedro, São Pedro, Brotas, Itirapina, Torrinha, entre muitos outros. A região tem diversos fragmentos isolados de mata, espalhados entre os municípios, de altitude superior a 500m, adicionando diversas espécies à região que só aparecem por ali. Destaque para Itirapina, único local da região considerado como uma IBA- Important Bird Area, por ser rota de diversas espécies vulneráveis do gênero Sporophila (os Papa-Capim).

Roteiro:
Birdwatching para iniciantes:

Tudo tem sua primeira vez. A primeira passarinhada é inesquecível, um verdadeiro divisor de águas. Venha descobrir uma nova forma de perceber o mundo, fazendo parte um grupo de pessoas, os observadores de aves, que tem nas florestas e campos seu principal parque de diversões. Em Piracicaba e região temos cenários perfeitos para essa iniciação, com roteiros especiais para passarinheiros iniciantes. São caminhadas leves, em ambientes muitas vezes urbanos, mas com alta quantidade de pássaros e que permitem um contato incrível com a nossa avifauna.

Acompanhados por um Biólogo e Guia de Observação de Aves, levamos você aos melhores locais de observação da região. Consulte nossos roteiros e venha fazer parte deste grupo!

- Grupos de 10 a 30 pessoas por passeio.

Birdwatching para experientes:

Caçadores de novas espécies, colecionadores de fotos, desbravadores da natureza.... temos o roteiro certo pra você! Se você é um “Birder” experiente, já sabe que a observação de aves é uma atividade que exige uma significativa habilidade de compreensão do ambiente natural e das características de cada espécie. Venha aumentar sua lista de Lifers com a gente, em Piracicaba e região temos diversos hotspots consolidados, com dezenas de espécies ameaçadas e mais de 500 catalogadas nos arredores.

Acompanhados por um Biólogo e Guia de Observação de Aves, levamos você aos locais adequados ao seu interesse de observação, envie para nós a sua lista de espécies cobiçadas, faremos o melhor roteiro levando em conta a localidade e época para encontra-las!

- Grupos de 03 pessoas por passeio.

(Preços, roteiro completo e condições, sob consulta)