Travessia Itaguaré - Marins Travessia Itaguaré - Marins Travessia Itaguaré - Marins Travessia Itaguaré - Marins

Travessia Itaguaré - Marins

Apresentação

A Travessia Itaguaré-Marins está entre as mais clássicas caminhadas de longo percurso no montanhismo brasileiro. Ela foi aberta em 1993 pelo Centro Excursionista de Campinas (CEC) e percorre toda a crista montanhosa que existe entre o Pico do Itaguaré e o Pico dos Marins.

Em sua metade há a Pedra Redonda, uma grande massa rochosa que só é possível enxergar de longe neste formato.

O Pico do Itaguaré (2.308m), que em tupi significa Pedra Rachada é um belo maciço todo recortado por grandes fendas verticais em sua face sudoeste.

O Pico dos Marins (2.422m) é o ponto mais alto de todo o maciço e o mais procurado pelos montanhistas.

A vegetação encontrada durante a travessia caracteriza-se como campos de altitude e faz parte do bioma Mata Atlântica. Nela é possível notar a partir dos 1.800m uma grande variedade de orquídeas, bromélias, capim elefante, o famoso Amarílis, entre outros.

Esta é uma das aventuras mais belas de toda a Mantiqueira!

Roteiro

1º Dia - Chegada em Itajubá.

Pernoite em Hotel

Jantar não incluso.

2° Dia - Inicio da travessia.

Caminhada em média de 3 horas até o acampamento avançado do Itaguaré. Neste local há água para abastecimento para o dia seguinte da travessia. Toda a subida é feita em meio à floresta, onde faremos paradas para descanso em pontos programados como a Pedra da Caveira e as grandes lajes de pedra. Dependendo do rítmo do grupo poderemos optar em pernoitar no acampamento 01 da travessia, o que somaria mais 1h30 de caminhada até uma perfeita área com vista privilegiada para face sudoeste do Pico do Itaguaré.

3º Dia - Pedra Redonda e Marinzinho.

Início da Caminhada às 08h a partir do primeiro acampamento. Caminhada de aproximadamente 5 horas até a Pedra Redonda, onde paramos para lanchar e admirar todos os maciços em nossa volta. Após descanso, percorreremos por mais 3 horas toda crista em direção ao Pico dos Marins, onde passaremos pelo belo cume do Marinzinho e montaremos nosso acampamento na Água do Marins.

4º Dia – Subida ao Pico dos Marins.

Início da Caminhada às 07h a partir do acampamento da Água. Após pernoite, faremos uma subida ao cume do Pico dos Marins. Após admirarmos á bela visto do cume, iniciaremos nossa descida para desmontar nosso acampamento e seguir até o abrigo Base Marins, onde o nosso transporte estará nos esperando. A chegada a Itajubá deve acontecer por volta das 18h.

Duração – 04 Dias
Valor por pessoa: R$ 750,00

(Grupo mínimo de 04 pessoas)
Nível de dificuldade – Radical

Inclui

Não inclui

Video