As Maravilhas Naturais de Bonit As Maravilhas Naturais de Bonit As Maravilhas Naturais de Bonit As Maravilhas Naturais de Bonit

As Maravilhas Naturais de Bonito

Apresentação

Bonito, pequena cidade da Serra do Bodoquena, está no centro de uma região considerada como o "Caribe do Centro-Oeste", devido à incrível cor azul de seus rios e nascentes. Por conta da imensa quantidade de calcário presente no solo, as águas destes rios passam por uma verdadeira filtragem natural e as impurezas depositam-se no fundo dos leitos. O resultado é a absoluta transparência das águas.

Bonito é uma região rica em cavernas e cachoeiras e apresenta inúmeras atrações para viajantes de todos os gostos e idades. Entre as incríveis atrações, destacam-se a Gruta do Lago Azul, uma formação calcária e esverdeada que abriga o Lago Azul a 100 metros abaixo da terra e a descida do Rio Olho D Água até o Rio da Prata, que proporciona um mergulho extraordinário em águas cristalinas e repletas de peixes. O rafting no Rio Formoso dá um toque de aventura à viagem e é a oportunidade de apreciar a vegetação e a fauna às margens do rio, um encontro marcado com macacos, tucanos e araras.

Bonito é assim: um exemplo de integração e convívio com a natureza.

Passeios Opcionais

MERGULHO NO RIO FORMOSO:

O mergulho no Rio Formoso pode ser realizado por pessoas que nunca tiveram essa experiência e a duração é cerca de 45 minutos numa profundidade de aproximadamente 5,5m. O percurso do mergulho é iniciado após uma subida de cerca de 200 metros Rio Formoso acima. Ali há uma pequena cachoeira e, por baixo dela, o mergulhador observará o fluxo da correnteza, que forma milhões de bolhas impressionantes. A volta é a favor da corrente do Rio Formoso, o mais importante de Bonito, e termina exatamente no ponto de partida. Durante o mergulho, é possível observar diversas espécies de peixes e o interessante processo de calcificação de troncos de árvores.

Inclui: Todos os equipamentos de mergulho.

MERGULHO NO RIO DA PRATA:

O mergulho no Rio da Prata pode ser realizado por pessoas que nunca tiveram essa experiência e a duração é cerca de 50 minutos numa profundidade de aproximadamente 7,5m. No Rio da Prata, num percurso médio de 500 metros a favor da corrente, o mergulhador pode observar uma variedade de peixes: pacus, piraputangas, dourados, curimbatá, piaus... Um mergulho muito relaxante, um contato pleno com a natureza!

Inclui: Todos os equipamentos de mergulho.

Pernoite em Hotel

Café da Manhã

Roteiro

1º Dia - Campo Grande / Bonito

Desembarque no aeroporto de Campo Grande. Recepção no aeroporto e traslado a Bonito (cerca de 4h). Acomodação no hotel escolhido.

Pernoite em Hotel

Sem refeição inclusa

2º ao 7º Dia - Gruta do Lago Azul / Passeio de Bote no Rio Formoso / Flutuação no Rio da Prata / Buraco das Araras / Estância Mimosa / Aquário

PASSEIOS INCLUSOS

GRUTA DO LAGO AZUL

Visita a um dos lugares mais famosos de Bonito: a Gruta do Lago Azul. A beleza do lugar já pode ser vista na entrada, onde pedras pontiagudas assumem formas interessantes. A descida até o coração da gruta é de aproximadamente 100 metros e e leva a um lago magnífico, azul turquesa. Para preservá-lo, não é permitido nadar - apesar da tentação de mergulhar!

PASSEIO DE BOTE NO RIO FORMOSO

Chegando ao Rio Formoso, vamos explorar seu curso e suas cachoeiras em um rafting super tranqüilo, num percurso de alguns quilômetros. Nas margens do rio é fácil observar macacos, tucanos e araras. Ali, logo abaixo do bote, nadando nas águas transparentes, cardumes inteiros nos acompanham. No fim do percurso, desembarcamos na Ilha do Padre, onde temos um tempo para troca de roupa.

FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA / BURACO DAS ARARAS

Esta é a mais bela flutuação da região, o Rio da Prata. A riqueza e a transparência das águas impressionam até os mais veteranos mergulhadores. Iniciamos nosso passeio com uma caminhada de 45 minutos, por entre a mata ciliar. Lá encontramos várias árvores centenárias como jatobás, perobas e aroeiras, além de animais silvestres. Chegando à nascente do rio Olho D Água, iniciamos a descida do rio e deixamos a leve correnteza nos levar entre as plantas aquáticas e os incontáveis peixes. Piraputangas, Corimbas e Dourados são algumas das várias espécies que poderemos observar. Trinta minutos Olho D Água abaixo, nasce o Rio da Prata. Após aproximadamente duas horas de flutuação, um merecido almoço nos espera na sede da fazenda. Depois, é só relaxar o corpo em uma das várias redes que encontramos. À tarde, visitaremos o famoso Buraco das Araras. As Araras Vermelhas visitam o local para bicar o calcário e o sal que se encontra no paredão, nos proporcionando um "show" com o colorido de suas penas. Voltamos para a cidade no fim da tarde.

ESTANCIA MIMOSA

O roteiro se inicia na casa-sede da fazenda, onde é servido um lanche com doces e salgados típicos da região, caprichosamente preparados no fogão a lenha. A cozinha é cortada por uma bica de água corrente e a casa possui redário montado à sombra de um caramanchão de maracujás, uma lagoa que foi eleita por dois jacarés como morada, pomar onde podem ser colhidas diversas frutas, viveiro de mudas, horta e um pequeno oratório. Após esta recepção caseira e aconchegante, parte-se para uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, passando por pelo menos 8 cachoeiras de tamanhos e formas variadas. Neste trajeto, existem cinco ótimos locais para banho em piscinas naturais, além de pequenas grutas e uma plataforma com 6 metros, de onde se pode saltar dentro de um poço natural. É bom ficar sempre de olhos abertos, pois existem boas chances de se observar animais silvestres (mais de 130 espécies de aves e mamíferos já foram catalogadas), além das árvores centenárias, orquídeas e bromélias que complementam o cenário.

AQUÁRIO NATURAL

O Aquário Natural impressiona pela limpidez da água, onde você flutua num mundo de belezas e convive por algum tempo com várias espécies de peixes e uma grande variedade de vegetação aquática.

Os cardumes são ótimos anfitriões e acompanham por entre as plantas aquáticas ondulantes. No leito do rio, pedriscos de formação calcária, a responsável pela limpidez da água, refletem a luz do sol em tonalidades que variam do azul ao prata. A diversidade da fauna e flora aquáticas é de fazer com que qualquer pessoa sinta-se num imenso aquário, como de fosse um de seus habitantes.

Durante a flutuação você desce o rio Baía Bonita com equipamento necessário para não tocar no fundo e nas plantas para evitar que a água turve. Quem não quer flutuar pode acompanhar o grupo em barco de apoio, logo atrás.

A recepção, o restaurante e o Museu são construções rústicas de troncos de árvores e cobertura de sapé. Na piscina você pratica o uso de máscara e snorkel antes de ir para o rio. Sempre na Reserva Ecológica Baía Bonita existe uma outra atração imperdível: é o passeio pela Trilha dos Animais, um imenso parque onde vivem e podem ser observados animais regionais muitos dos quais ameaçados de extinção. Existem pontos de observação pelo caminho e dá para ver emas, jacarés, cervos-do-Pantanal, lobos-guarás, sucuris... no local são realizadas pesquisas nas áreas de ecologia e biologia.

GRUTA DE SÃO MIGUEL

Situada na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas, conta com uma divertida caminhada sobre a trilha pênsil (suspensa), de 180 metros, pelo meio da mata, até chegar na entrada de uma das cavidades mais antigas deste planeta. A gruta principal mostra uma imensa quantidade de espeleotemas, formações calcáreas antiqüissimas, e uma variedade de formas impressionantes, como corais e ninhos de calcário. Há um bar e um mirante estrategicamente construídos para que se possa obter uma visão geral de toda a região.

BOCA DA ONÇA

O passeio é composto por um trajeto no meio da mata inteiramente preservada, passando por muitas cachoeiras, em trilhas que proporcionam total segurança. Uma paradinha na caminhada para se refrescar e nadar em duas piscinas naturais: o Poço da Lontra e a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, a mais alta do Estado do Mato Grosso do Sul e uma das mais espetaculares do Brasil. Ao terminarmos a caminhada pelas trilhas, chega a hora de um merecido descanso, em um local onde encontramos duas piscinas com água corrente, cachoeiras e hidromassagem. E depois, claro, como não podia faltar, um farto e saboroso almoço.

8º Dia - Bonito / Campo Grande

Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Campo Grande.

Este roteiro foi elaborado visando a inclusão dos melhores passeios em Bonito. Isto porque os atrativos - de uma maneira geral - situam-se longe da cidade e o passageiro que os adquire no local tem de pagar separadamente pelo transporte. Em decorrência disso, torna-se necessário contatar outras pessoas que queiram partilhar o automóvel, a fim de obter-se um valor mais em conta. É importante salientar também que, durante a alta temporada, é grande a chance de não encontrar vagas nos passeios.

Sem Pernoite

Café da manhã

Duração - 8 dias
Intensidade - Nível de dificuldade Leve

Somente Terrestre
A partir de: R$ 2.859,00

A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.

(OP)

Video