Amazônia - Reserva Mamirauá Amazônia - Reserva Mamirauá Amazônia - Reserva Mamirauá Amazônia - Reserva Mamirauá Amazônia - Reserva Mamirauá

Amazônia - Reserva Mamirauá

Apresentação

A Pousada Uacari na Reserva Mamirauá, a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) implantada no Brasil. Situa-se a aproximadamente 600 km de Manaus, na confluência entre os Rios Solimões e Japurá. Lá fica a maior floresta alagada do mundo, com uma biodiversidade impressionante e mais de 400 espécies de aves. Inserida dentro desse paraíso verde, a Pousada Flutuante Uacari com seus 5 bangalôs, com 10 suítes, oferece uma ótima estadia, alimentação completa e passeios exclusivos. Praticamente todos os funcionários da pousada são locais e contam histórias riquíssimas sobre a região e seu modo de vida.

Período da Seca: os rios da Amazônia oscilam o nível das águas através dos processos anuais de Cheia e Vazante. A estação da seca se dá de Junho a Novembro e a maior vazante dos rios acontece no mês de Setembro, quando se formam praias de areia branca e mais áreas de terra firme. Nessa época chove menos e o calor é bastante intenso, mas é sempre bom estar preparado para enfrentar uma chuva torrencial pelo caminho. É no período da seca que conseguimos realizar trilhas e passeios a pé pela reserva.

Período da Cheia:  a estação das chuvas é de Dezembro a Maio e a cheia tem seu ponto máximo em meados do mês de Junho. Nessa época a temperatura é mais amena e o volume de chuvas é mais intenso. No auge da cheia, a Reserva Mamirauá fica totalmente inundada, com poucos pontos de terra firme. Nesta época, os passeios serão realizados de barco pelos vastos igapós. Apesar da frequência de chuva ser maior, dias ensolarados e quentes são comuns durante essa época. É no mês de Maio que as onças aparecem, pois como a floresta está no auge da cheia, elas ficam nas únicas partes de terra firme e em cima das árvores!

8 DIAS E 7 NOITES
Nível de dificuldade:  LEVE

VALOR A PARTIR DE: R$ 2.790,00
Somente Terrestre

Roteiro

1º Dia - Origem / Tefé / Reserva Mamirauá / Trilha ou Passeio de Canoa na Floresta / Documentário Sobre a Reserva

Embarque no aeroporto de origem com destino a Tefé. Recepção no aeroporto de Tefé e traslado de carro até o porto para embarque na lancha rumo a Reserva Mamirauá (cerca de 01h30 de viagem, traslado incluso somente para chegada com o voo Azul 5088. Na Pousada Uacari você receberá uma breve explicação sobre o seu funcionamento e regras gerais (horário das refeições, energia solar, água, etc.), também será apresentado a toda a equipe. Nesta tarde, você será conduzido por ambos os guias (local e naturalista) à trilha interpretativa. O conhecimento empírico do guia naturalista e a destreza do guia local lhe ajudará a interpretar o ambiente de várzea com maior facilidade nesta primeira e diferenciada caminhada. Oito pontos escolhidos estrategicamente serão classificados e exemplificados em seu aspecto florestal. Já no período da Cheia, você fará um passeio de canoa entre os igarapés e lagos da floresta alagada em conjunto com os demais hóspedes. Após o jantar, você assistirá a um documentário sobre Mamirauá.

Pernoite na Pousada
Almoço e Jantar

2º Dia - Visita à Comunidade Ribeirinha Local / Observação de Fauna e Flora / Focagem Noturna de Animais 

Após o café da manhã, vamos visitar uma comunidade local de ribeirinhos, você será levado para conhecer uma das comunidades que participam do programa de ecoturismo. Um itinerário foi proposto pelas comunidades com base em uma série de atrativos que os ribeirinhos querem mostrar aos visitantes. Um membro da comunidade será o seu anfitrião durante a visita (por favor, na comunidade, veja o folheto informativo sobre regras e recomendações específicas para estas visitas). Esta é uma oportunidade única para conhecer a vida local e também o trabalho do Instituto Mamirauá na perspectiva dos moradores locais. Os ribeirinhos geralmente prestam mais informações quando o visitante é interessado e faz perguntas, por isso não se acanhe! Na comunidade, você também poderá comprar artesanato produzido localmente, leve dinheiro trocado. Almoço e descanso até às 15:00hs. A tarde. realizaremos uma trilha para maximizar o avistamento da flora e vida selvagem na floresta. Durante a cheia (de maio até julho) o passeio na mata será de canoa, visto que o nível da água sobe em média 12 metros na estação das chuvas. Logo após o jantar, esteja preparado para uma excursão noturna, a pé ou em uma pequena canoa, onde terá oportunidade de avistar aqueles animais que são ativos principalmente à noite.

Pernoite em Pousada
Pensão Completa

3º Dia - Nascer do Sol / Observação de Fauna e Flora / Pôr do Sol no Lago Mamirauá / Avistamento de Jacarés

Os animais da floresta despertam ao nascer do sol, por isso se você deseja avistar a vida selvagem, também deve levantar cedo para visitar as trilhas. O café é servido às 06h30 e a partir das 07h00 as atividades se iniciam. Uma trilha será o cenário escolhido para maximizar o avistamento da vida selvagem na floresta. Durante a cheia (de maio até julho) o passeio na mata será de canoa, visto que o nível da água sobe em média 12 metros na estação das chuvas. Almoço e descanso até às 15:00hs. A tarde faremos um passeio ao Lago Mamirauá, onde realizaremos um piquenique na canoa e contemplaremos o pôr do sol. Avistamento de jacarés na volta, ao cair da noite. Jantar e noite livre.

Pernoite em Pousada
Pensão Completa

4º Dia - Pescaria de Piranhas / Trilha ou Canoinha Pela Mata / Apresentação de Projeto do Instituto Mamirauá 

Após o café, realizaremos a tradicional pescaria de piranhas. Almoço e descanso até às 15:00hs. Trilha (durante a seca) ou canoinha (durante a cheia) à tarde. Jantar. Apresentação de pesquisadores do Projeto Boto Vermelho ou Projeto Iauaretê (onça pintada).

Pernoite em Pousada
Pensão Completa

5º Dia - Encontro dos Rios / Nascer do Sol / Passeio de Barco / Trilha Interpretativa

Sairemos bem cedo para o encontro entre os Rios Japurá e Solimões às 05:30hs para observar o nascer do sol, em uma área bastante rica em botos e tucuxis. Retorno para café da manhã às 08:00hs. Saída para passeio de barco às 09:00hs. Almoço e descanso até às 15:00hs. Trilha interpretativa ou outra atividade, de acordo com o interesse do grupo. Jantar. Noite livre.

Pernoite em Pousada
Pensão Completa

6º Dia - Visita à Outra Comunidade Ribeirinha Local / Passeio de Barco / Pôr do Sol / Observação de Botos

Após o café da manhã, passeio em outra comunidade da Reserva Mamirauá pela manhã ou trilha, de acordo com a intenção do grupo. Almoço e descanso até às 15:00hs. À tarde passeio de barco até o rio Japurá, um ótimo local para avistamento de botos e por do sol. Jantar. Noite livre.

Pernoite em Pousada
Café da Manhã

7º Dia - Trilha ou Canoa Pela Mata / Passeio de Barco

Após o café da manhã trilha ou passeio de canoa. Almoço e descanso até às 15:00hs. Passeio de barco à tarde. Jantar. Noite livre.

Pernoite em Pousada
Pensão Completa

8º Dia - Passeio Pela Manhã / Reserva Mamirauá / Tefé / Origem

O horário de saída da pousada está previsto para as 09h30. No entanto, para aproveitar sua última manhã na Reserva faremos um passeio de canoa logo cedo, por volta das 06h30. Após o café da manhã, traslado até o aeroporto de Tefé, para embarque rumo a origem.

Sem Pernoite
Café da Manhã

**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.

Inclui


Não inclui

Video